Thomas Hobbes
nasceu em Malmesbury, Inglaterra, em
5 de abril 1588. Como ele mesmo alegou em sua autobiografia, "ao nascer
sua mãe teria dado a luz a gêmeos: Hobbes e o medo", já que a mãe de
Hobbes havia entrado em trabalho de parto prematuro com medo da Armada
Espanhola (a Invencível Armada) que estava
prestes a atacar a Inglaterra. Embora o tema do medo e do seu poder
avassalador fossem aparecer mais tarde em suas obras, os primeiros anos
de vida de Hobbes foram em grande parte livres da ansiedade. Seu pai era
o vigário de Charlton e Westport, cidades próximas de Malmesbury, mas
uma disputa com outro vigário, o levou a se mudar para Londres. Como
resultado, aos sete anos de idade, Thomas Hobbes, ficou sob a tutela de
seu tio Francisco. Hobbes fez seus primeiros estudos em Malmesbury e
mais tarde em Westport, onde exibiu seus dotes intelectuais em estudos
clássicos. Aos quatorze anos, em 1603, seu tio Francisco financiou os
seus estudos, entrando na Magdalen Hall, Oxford, onde
predominava o ensino da escolástica de inspiração aristotélica, mas a que
Hobbes não demonstrou grande interesse.Em 1610 ele empreendeu uma viagem à
Europa, acompanhando William Cavendish, indo para França, Itália e
Alemanha. Pode observar em primeira mão a pouca apreciação da
escolástica na época - que já estava em claro declínio. As muitas
tentativas de abrir portas para desenvolvimento de outros conhecimentos
fez com que ele decidisse retornar à Inglaterra para aprofundar o estudo
dos clássicos. Nesse período, já de volta à Inglaterra, suas relações
com Francis Bacon irão reforçar a
linha de seu próprio pensamento, bem fora do aristotelismo e da
escolástica.

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Em 1631 a família de nobres ingleses Cavendish novamente pede seus
serviços como guardião do terceiro Duque de Devonshire, e Hobbes irá
ocupar este cargo até 1642. Durante este período, faz outra viagem ao
continente, lá permanecendo de 1634 a 1637. Na França, entra em contato
com o círculo intelectual do Padre Mersenne, mentor de Descartes - com quem
estabeleceu uma forte amizade. Em geral, Hobbes era a favor da
explicaçãomecanicista do universo
(que predominava na época), em oposição à teleológica defendida por
Aristóteles e a escolástica. Também teve a oportunidade de conhecer Galileu, durante uma
viagem à Itália em 1636 (6 anos antes de Galileu morrer), sob cuja
influência Hobbes desenvolveu a sua filosofia social, baseando-se nos
princípios da geometria e ciências naturais.
Em 1640, quando a
possibilidade de uma guerra civil na Inglaterra já era clara, Hobbes,
temendo por sua vida por ser um conhecido defensor da monarquia, viaja
de volta para Paris, onde, mais uma vez, foi recebido pelo círculo de
intelectuais francês.
Em 1646, ainda em Paris, vira professor
de matemática do Príncipe de Gales, o futuro Carlos II, que também se
encontrava exilado em Paris devido a Guerra Civil Inglesa. Em 1651, dois
anos após a decapitação do rei Carlos I, Hobbes decide voltar para a
Inglaterra com o fim da Guerra Civil e o começo da “Ditadura de Cromwell”. Neste ano
também publica “Leviatã”, que provoca o
início de sua disputa com John Bramall, bispo de Derry, o principal
acusador de Hobbes como sendo um “materialista ateu”.Hobbes manteve-se
um escritor extremamente produtivo na velhice, mesmo sendo prejudicado
pela oposição generalizada de seu trabalho. Ele viveu até os 91 anos
durante uma época em que a expectativa média de vida não era muito mais
do que quarenta anos. Aos 80 anos Hobbes produziu novas traduções para o
inglês, tanto da Ilíada e da Odisseia e escreveu, em 1672, uma
autobiografia em latim. Apesar da polêmica que causou, ele foi uma
espécie de símbolo na Inglaterra até o final de sua vida. Seu ponto de
vista pode ser considerado abominável ou atraente; suas teorias
brilhantemente articuladas são lidas por pessoas de todos os espectros
políticos.