"Um player bastante leve e rápido que promete organizar as suas músicas sem problemas."
Portanto, se você se identifica com a situação acima, é chegada a hora de testar o Winyl! Com ele você não precisará se preocupar com um gasto elevado de memória RAM, pois o Winyl consome somente 13 MB durante a execução de uma música (no Windows Vista), diferente do WMP e do Winamp (Full), os quais consomem, respectivamente, 83 MB e 42 MB.
Outra vantagem do Winyl, em relação aos outros dois citados, é o espaço ocupado por ele no disco rígido. Isso porque, enquanto o Winyl ocupa em média 5 MB, o Windows Media Player ocupa 21 MB e o Winamp 34 MB! Ou seja, além de exigir menos do seu computador, ele economiza espaço do seu HD.
Continuando a comparação, pode-se dizer que o Winyl perde em um quesito: ele é capaz de tocar somente arquivos de áudio, ou seja, nada de assistir a vídeos nele. Apesar disso, a sua Biblioteca de Mídia é muito mais simples e fácil de ser usada do que a dos outros dois. Isso é explicado pela existência de ícones separativos dentro das categorias, as quais funcionam em um sistema de árvore (de forma semelhante ao Windows Explorer) e, diferente de WMP e Winamp, não misturam várias informações e, portanto, não dificultam a localização de músicas.

Como você já deve ter reparado, o grande forte do Winyl é a sua simplicidade, assim como a sua leveza. Levando isso em consideração, você deve achar que usá-lo é fácil... e está certo, usar o Winyl é muito fácil!
Quando você abre o programa pela primeira vez, uma janela de adição de faixas à biblioteca será aberta também, nela será possível definir uma pasta para que o Winyl vigie, excluindo assim a necessidade de ficar adicionando cada música nova baixada em seu computador (desde que adicionadas à pasta definida).
Porém, antes de adicionar qualquer música, é possível que você prefira usar o Winyl em sua tradução portuguesa. Para isso, clique com o botão direito ao lado das opções de execução (play, stop, etc.), selecione “Select Language...” e defina “Portuguese (Brazil)” como a língua padrão do player. Voltemos à biblioteca.

Agora que você sabe como alterar a linguagem do player, criar uma lista de reprodução e adicionar novas músicas, já está pronto para usar o Winyl sem ter medo de ser feliz. Além disso, como você deve imaginar, existem outras opções no Winyl, porém elas são autoexplicativas, além de seguirem o mesmo princípio básico para serem acessadas: clicar com o botão direito sobre algum lugar.

- Observações
- Sistema operacional Windows XP/Vista/7